terça-feira, 13 de março de 2018

Esterilização de cães e gatos

A castração traz muitos benefícios aos animais e à sociedade.




Os cães não precisam cruzar ou ter filhotes para sentirem-se satisfeitos. Resumindo, sua saúde física ou mental não ficará comprometida se eles não tiverem contato sexual ou filhotes. Esses são valores humanos.

A realidade é que os cães agem por instinto e estão mais sujeitos a frustrações se não forem castrados. Imagine quantas fêmeas já entraram no cio no último ano na sua rua ou no seu prédio? Os animais sentem esses "parceiros" em longas distâncias. Isso significa que instintivamente seu cachorrinho ou gatinho vão querer cruzar, às vezes por muitos dias, sem nunca conseguirem.


A importância da castração


Castrar o seu cachorro é um ato de responsabilidade, pois você está não apenas prevenindo possíveis doenças, como também contribuindo para reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas.




A castração é considerada a única forma realmente eficaz e ao mesmo tempo humanitária de controle populacional de animais.

A esterilização ou castração é uma cirurgia que impede a procriação de cães e gatos (machos e fêmeas).  O procedimento consiste na retirada dos ovários e útero da fêmea e dos testículos do macho.
Recomendamos esterilizar machos e fêmeas por volta dos 06 meses de idade, pois não interfere em seu desenvolvimento e formação.

As cirurgias realizadas na Clínica Veterinária Pet Stop Unaí são feitas por Médicos Veterinários, com estrutura apropriada, sob anestesia geral, com todo o equipamento de monitorização e cuidados necessários.


Criado por: Rodrigo Pereira

Benefícios da castração



  • Em machos, a castração reduz a necessidade de sair em busca de "namoradas". Com isso as fugas ficam menos frequentes, diminui atropelamentos e brigas com outros machos.
  • Castrando uma cadela antes do primeiro cio é uma medida que reduz drasticamente (em até 99%) de chances dela vir a desenvolver um tumor nas mamas. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.
  • Reduz a frustração sexual.
  • O desenvolvimento de infecções uterinas graves, como a piometra, não afetará mais as fêmeas, pois no procedimento cirúrgico seu aparelho reprodutor é removido.
  • Cães e gatos machos sentem menos necessidade de demarcarem território com urina.
  • Alguns animais podem reduzir a quantidade de atividades física. Fique atento se seu animal está engordando demais após a castração. Caso isso ocorra procure um médico veterinário, para saber a quantidade e tipo de alimentação que deve ser oferecida a ele. Não deixe de fazê-lo praticar exercícios.


Se tiver alguma dúvida sobre a castração procure seu médico veterinário. Ele poderá te aconselhar sobre qual o melhor período para o procedimento e tirar sua dúvidas.

Castrar seu animal é um gesto de amor e carinho. Que tal demostrar seu amor?
Ligue agora para (38) 3676-9449 e agende um orçamento sem compromisso.


Fontes: SOS Bichos, World Animal Protection.

Nenhum comentário:

Postar um comentário