quarta-feira, 21 de março de 2018

Bolas de Pelo - Como prevenir bolas de pelo

Com qualquer doença, o melhor tratamento é a prevenção, é o que nós sempre lembramos.
As bolas de pelos podem desregular o sistema digestivo do gato, podendo causar alterações intestinais nele como diarreia ou dificuldade de evacuar.

Pode causar uma oclusão intestinal, que nesse caso será necessário intervenção cirúrgica para remoção da bola de pelo engolida.
Como vimos os gatos podem enfrentar problemas com bolas de pelos que podem se acumular em seu estômago, e medidas podem ser tomadas para evitar isso. 🐱




Como prevenir problemas com bolas de pelos



• Pentear seu gato: Talvez a melhor e mais eficiente maneira de evitar as bolas de pelos em seu gatinho é penteando-o diariamente. Assim você remove os pelos mortos e ao animal se lamber em sua higiene ele não engole esses pelos mortos.
• O malte: Compre malte em pasta para seu animal, ele ajudará o trânsito intestinal do gato e favorecerá a expulsão das bolas de pelos.
• Dieta: Boa alimentação ajuda na melhorá de vários problemas, com as bolas de pelos não será diferente. Uma dieta contendo malte e fibra, dois componentes que ajuda os felinos a eliminar as bolas de pelos de seu estômago de forma natural.
• Plantas: Através de uma pesquisa realizada, foi comprovado que gatos que vivem em casas sem plantas têm maior propensão a ter bolas de pelos. Plantas como a cevada por exemplo, ajudam os felinos a evitar o acúmulo de pelos no estômago, não se restringindo somente a cevada.


Quando a bola de pelo passa a ser um problema mais sério?


Para gatos com pelagem longa é normal vomitar bolas de pelo até quatro vezes em um mês, já gatos com pelagem mais curta essa quantidade diminui. Os gatos ingerem os pelos devido sua higienização, por sua língua ser áspera eles não conseguem cuspir os pelos e acaba engolindo.
Se o seu gatinho começar a vomitar bolas de pelo com uma frequência maior do que a considerada normal, é indicado levá-lo ao médico veterinário, pois pode se tratar de uma questão mais séria. Para os gatos não é normal sintomas como a perda de apetite, perda de peso, diarreia, falhas nos pelos,  desidratação, entre outros sintomas, isso não está nada ligado ao vômito de bolas de pelo, se o seu gatinho se encontra nessa situação, o problema é mais sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário