terça-feira, 22 de agosto de 2017

Raiva Canina - Saiba como prevenir e o que fazer se for mordido

JÁ VACINOU SEU PET CONTRA RAIVA ESSE ANO?


A raiva é uma zoonose altamente mortal causada por um vírus. É transmitida pelo contato com secreções ou saliva de animais infectados, através de lambidas, mordidas ou arranhões. Evite o contato com animais silvestres, principalmente morcegos, gambás, raposas e outros. Animais domésticos não vacinados também podem ter a doença e transmiti-la aos seres humanos.

Os sintomas  e o desenvolvimento da doença podem ser diferentes de indivíduo para indivíduo, sendo que os primeiros sinais podem aparecer nas primeiras semanas ou levar até meses, como foi o caso da  Adriana Vicente da Silva, dona de um pet shop localizado em recife. Ela foi mordida por um gato infectado em abril e veio a apresentar os sintomas da doença em junho, vindo a falecer no dia 29 do mesmo mês. "Dona de pet shop morre após ser mordida por gato de rua e contrair raiva humana." (Vitor Fórneas, 2017)

 Como prevenir a doença?


A prevenção é realizada através da vacinação anual dos animais domésticos: cães, gatos, furões (ferrets), equinos, bovinos e caprinos.
Medidas que impeçam a permanência de morcegos em sua casa também são de grande importância. Coloque telas nas janelas, nos vãos e feche buracos e porões, para que esses animais fiquem longe de sua família.

 O que fazer em caso de mordidas ou arranhões em seres humanos?


Deve-se lavar imediatamente o local do ferimento com água e sabão em abundância e logo em seguida procurar uma unidade de saúde mais próxima. Tentar investigar se o animal que o atacou é devidamente vacinado contra raiva e deixa-lo em observação, caso possível, conforme orientação do profissional de saúde.

 O que fazer quando meu animal de estimação é mordido ou arranhado por outro?


Caso o ferimento seja superficial, lave o local com água e sabão, mas use luvas! Leve-o imediatamente ao médico veterinário mais próximo e relate o acidente. O profissional saberá conduzir o caso de acordo com a gravidade e poderá dar orientações importantes, para que o seu bichinho de estimação se recupere o mais rápido possível.

Mas como o próprio ditado diz: “prevenir é melhor do que remediar”, tire agora mesmo uma foto do cartão de vacinas do seu pet e mande para nós! Assim, nossos médicos veterinários poderão ver se há alguma dose vacinal em atraso. 
Mande a imagem pelo Whatsapp (38) 9.9915-9449 ou Facebook Messenger, que teremos um grande prazer em ajudar!




Um grande abraço,

Juliana Mori
CRMV-MG 6262