segunda-feira, 5 de junho de 2017

10 DICAS DE PREVENÇÃO E COMBATE À LEISHMANIOSE


Mosquito-palha, vetor da Leishmaniose.

A forma mais eficaz de controle da leishmaniose é interromper o ciclo da doença combatendo o vetor, chamado popularmente de mosquito-palha (Lutzomia sp.) que tem cerca de 2 a 3mm de comprimento. Segue abaixo importantes dicas, principalmente para quem reside em áreas endêmicas:

1. Pulverização ambiental peridomiciliar e domiciliar com Deltametrina.

2. O mosquito-palha se reproduz em matéria orgânica em decomposição. Assim, devemos recolher diariamente do nosso quintal todos os frutos, folhas e fezes.

3. Podar as árvores quando possível, pois o mosquito palha evita locais com alta incidência solar.

4. Plantar citronela no quintal ou em vasos, pois é um poderoso repelente natural.

5. O mosquito vetor tem o hábito de picar pessoas e animais a partir do entardecer, portanto, passe produtos repelentes em toda sua família nesses horários e/ou coloque tela de malha fina nas janelas e canil.

6. Colocar produtos à base de piretróide, específicos para cães, que são repelentes do mosquito vetor, como: coleiras, produtos pour-on e sprays.

7. Vacinar todos os cães contra leishmaniose regularmente.

8. É sabido que as cadelas podem passar a doença aos seus filhotes durante a gestação e que pode haver transmissão do protozoário (Leishmania sp) durante a cópula.

9. O cão não é o único hospedeiro da doença. Os animais silvestres, ratos, gatos, cavalos e outros também podem contrair o protozoário.

10. Não tenha animais de criação (galinha, suíno, gado) em áreas urbanas, pois dificilmente se consegue fazer a remoção dos seus dejetos diariamente. Além disso, eles servem de fonte de repasto sanguíneo para o vetor.


Consulte um médico veterinário de sua confiança, para determinar quais produtos são mais indicados para o seu cão.
Seja um cidadão consciente, adote essas 10 dicas e divulgue para seus amigos, vizinhos e familiares. Ajude a diminuir o índice de leishmaniose no nosso país.






Médica Veterinária da Clínica Pet Stop Unaí
Juliana Mori - CRMV-MG 6262


















Clínica Veterinária Pet Stop Unaí
Rua Celina Lisboa Frederico, 372 -Centro
Unaí-MG


Nenhum comentário:

Postar um comentário